Jessica Rodrigues
3 min readMay 5, 2021

O poder de um chuveiro queimado,

sobre chuveiro e empoderamentos:

Uma coisa que amo fazer é ensinar mulheres (e outras pessoas fora do perfil homem cis hetero) a fazer pequenos reparos que sempre foram ditos coisa de homem.
É sempre assim, no começo a pessoa ta apreensiva, e com medo do choque, sim, eu sei, desligar o disjuntor do chuveiro é o suficiente, mas quando maior a sensação de segurança, de que nenhum choque vai ocorrer melhor, entao desligamos o geral.
Ai vem o desafio mais difícil, concencer a subir os 3 dregaus da escada, derrepente 45 cm viram 3 metros, e o pior, quando o chuveiro é resistente reta ou você tem que trocar ele todo, tem que soltar o fio do sindal, e la se vai aquela mão no fio com a ponta do dedo, girando a chave philips tremendo, quando o fio solta o sindal e toca a pele, vem o susto inicial, mas também a constatação, não da choque mesmo, a partir dai você ja ve o ombro dela se abrindo, e o respirar mais calmo,
- o fio azul é na esquerda e o cinza na direita né? é pra eu não esquecer na hora de botar de novo!
Ai vem a parte de tomar cuidado, dentro do reservatorio do chuveiro tem agua ainda no reservatorio, mesmo avisando a água cai e assusta,
-Ai desgraça, que água fria!
Ai ja vem as gargalhadas, a empolgação de estar fazendo sozinha algo que diziam que ela não era esperta o bastante pra fazer.
Ai vem a hora de pegar a majestosa resistencia
-É só colocar nas 3 travinhas né? não precisa girar nada, MENINA TO FICANDO BOA NISSO!
Resistência pronta é hora de rosquear o chuveiro de novo, nessa etapa ela nem quer muita instrução, ja segue a intuição.
-O chuveiro encaixa nessa Marquinha aqui e gira pra direita pra travar né?
-A la ó, ouvi o crec, travou!
Não esqueça que tem que ligar...
(me interrompendo orgulhosa para mostrar que aprendeu)
ligar primeiro a água, deixar o chuveiro encher e depois e só depois ligar a energia eletrica, se não queima.
Ai vem o teste final, chuveiro com água reservada, disjuntores ligados, basta ligar na energia.
O medo do choque volta, mas não o suficiente pra dete-la, abre o chuveiro e na hora que escuta o barulho do chuveiro, a água quente saindo, sem choque, sem queda, sem nada complexo de mais para seu cérebro, vem a constatação, ela sempre foi boa, inteligente o suficiente para fazer isso, foram as amarras de sua educação e criação limitadora que botaram medos e sensações de incapacidade que não são reais, e agora ela vai pensar em todas as outras mentiras, coisas que diziam que era só pra homem, e agora fica claro que não são nada especiais, só não faziamos pq foi embutido medo.
Não é sobre trocar um chuveiro apenas, é uma sentelha, de que os medos que foram colocados em você não é o seu real limite, só você pode dizer seu limite, então tente, se arrisque, ter medo não é uma falha, e nem fraqueza, ele nos torna prudentes, só não deixe o medo te paralisar.

Eu sei que o homem hetero cis que ler isso aqui vai achar ridículo, mas sei que muitas manas, manes e manos que não se encaixam nesse ideal de masculinidade ocidental, vão pegar a visão!

Jessica Rodrigues

Se tem uma palavra que me descreve é eclética, sou engenheira eletricista, amo exatas,livros, estudar sobre negritude, fazer crochê, estudar e meus gatos.